Tipos de Hipermetropia
Tempo de leitura: 2 minutos
Em um olho normal as imagens se formam sobre a retina, no caso da hipermetropia a imagem se focaliza atrás da retina. A palavra hipermetropia originou-se dos termos gregos: HIPER (aumentada), METRON (medida) e ÓPS (OLHO ).
Existem quatro tipos de hipermetropia:
- AXIAL - é a mais comum, deve-se a um eixo anteroposterior do olho muito pequeno, ou simplificando, o olho hipermetrope é mais curto que o olho normal. Ela é muito comum em recém nascidos com graduação entre 2.00D e 3.00D, que diminui progressivamente conforme o crescimento até desaparecer. É uma forma muito rara.
- DE ÍNDICE - alterações nos índices de refração dos meios refringentes do olho. EX: índice da córnea, do humor aquoso e do cristalino muito baixo, e o humor vítreo com índice muito elevado.
- EM CRIANÇAS - pode ser responsável por um estrabismo convergente acomodativo em função da sinergia excessiva entre acomodação e convergência. Surge por volta dos 3 anos e é corrigida com o simples uso de óculos.
- DE CURVATURA - caracteriza-se por uma curvatura muito plana das superfícies refringentes da córnea. É uma forma muito rara.
DANIEL RIBEIRO
Tec. em Óptica
Fonte: EM FOCO ( Armatti )